quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DINÂMICA DE GRUPO




DINÂMICA DE GRUPO – A compreensão acerca da importância de fomentar e otimizar as relações interpessoais na área da saúde sob a perspectiva de que é na relação com o outro que o homem se humaniza, a dinâmica de grupo se apresenta como um método de propiciar um clima de participação e integração para o aprendizado e crescimento pessoal e coletivo. Assim, a investigação dos aspectos da dinâmica de grupo enquanto instrumentos pertinentes no processo de compreensão da Política Nacional de Humanização, leva a considerar conceitos que envolvem relacionamento interpessoais e humanização na saúde, possibilitando traçar um perfil de correlação entre estes dentro de uma abordagem sistêmica. A observação da receptividade do grupo durante a realização das técnicas de dinâmica e verificação satisfatória de sua aplicabilidade através de questionários direcionados que validam a pertinência da aplicação de técnicas de dinâmicas vivenciais na socialização e entendimento da humanização ao tempo que corrobora chamar a atenção para a tomada de consciência da responsabilidade e comprometimento no fortalecimento desse processo. Nesse sentido, um trabalho acadêmico nessa área deve envolver a contextualização da dinâmica de grupo por meio de seus conceitos e origens, o seu impacto técnico nas relações interpessoais, destacando a importância da formação de grupos de encontro, observando-se a Política Nacional de Humanização e a realização de Grupo de Trabalho Humanizado (GTH).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBIJENOR; MILITÃO, Rose. S.O.S. dinâmica de grupo. 13.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
_______. Vitalizadores: mais de 100 opções pra você acordar o seu grupo e mantê-lo aceso. Rio de Janeiro: 2001
_______. Histórias e fábulas aplicadas a treinamento. Rio de Janeiro: 2002.
AVALON, Manville. Einstein por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 2003.
BIFFI, Sônia; DE CHIARO, Rosabel. Caminhos de encontro e descobertas. 3.ed. São Paulo: Paulus, 1998.
BRASIL. Portaria/GM nº 399, de 22 de fevereiro de 2006. Consolidação do sistema único de saúde. Série Pactos pela Saúde, v. 2. Regulamento Pactos pela Vida e de Gestão, Brasília, DF, 2006.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 26.ed São Paulo: Cultrix, 2006.
CASTILHO, Área. A dinâmica do trabalho de grupo. 3.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
FRITZEN, Silvino José. Exercício e práticas de dinâmica de grupo. 24.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gestão do trabalho e da regulação profissional em saúde. Agenda Positiva do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília, DF, 2005.
WHEATLEY, Margaret J. Liderança e a nova ciência: descobrindo ordem num mundo caótico. São Paulo: Cultrix, 2006.

Veja mais Psicologia.