segunda-feira, 15 de setembro de 2014

METODOLOGIA CIENTÍFICA



METODOLOGIA CIENTÍFICA - O curso Faça seu TCC sem Traumas compreende aulas semanais online voltadas para preparação do Trabalho Acadêmico de graduação ou pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), com conteúdos, exercícios e tarefas para aplicação dos conhecimentos, momento tira-dúvidas, acompanhamento e orientações. Veja detalhes aqui.

PSICOLOGIA E PESQUISA – O livro Psicologia e pesquisa: perspectivas metodológicas, organizado por Helena Scarparo, aborda temas como a pesquisa e produção do conhecimento, autonomia e o uso do termo de consentimento em pesquisa, a pesquisa qualitativa e delineamentos possíveis, questão da amostragem, analise multivariada de dados, dimensões psicossociais da entrevista, utilização da metodologia dos grupos focais na pesquisa psicológica, fenomenologia e método fenomenológico, pesquisa histórica como ferramenta para conhecer a construção das ideias e as praticas em psicologia, analise de conteúdo na leitura e interpretação do discurso grupal, CAQDAS, programa QDA Miner e análise de textos de protestos, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
SCARPARO, Helena (Org.). Psicologia e pesquisa: perspectivas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2008.

INTRODUÇÃO AO PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA – A obra Introdução ao projeto de pesquisa científica, de Fran Victor Rudio, trata de assuntos como o problema metodológico de pesquisa, realidade empírica, métodos de pesquisa científica, comunicação e conhecimento cientifico, a observação, sistema e documentação, projeto de pesquisa, população e amostra, pesquisa descritiva e experimental, problema de pesquisa, o enunciado das hipóteses, coleta, analise e interpretação dos dados, instrumentos de pesquisa, entre outros temas.

REFERÊNCIA
RUDIO, Fran Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petropolis: Vozes, 2010.

A ENTREVISTA NA PESQUISA QUALITATIVA – A obra A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados, de Maria Virgina Rosa e Marlene Arnoldi, aborda temas como técnicas de coleta de dados, a entrevista, a investigação qualitativa, analise estatística, aspectos éticos e urgências com entrevistas, questões que definem o uso, as vantagens e as limitações da técnica de entrevistaz, propostas, danos, riscos e benefícios, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
ROSA, Maria Virginia; ARNOLDI, Marlene. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autentica, 2006.

MANUAL PARA REDAÇÃO DE TESES, PROJETOS DE PESQUISA E ARTIGOS CIENTÍFICOS – O livro Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos, de Nelson Spector, trata de assuntos como a pesquisa científica, o método científico, manual de formato, documentação, roteiro para redação de projeto de pesquisa e artigo científico, manual de estilo, normas gerais, vícios de linguagem, dificuldades verbais, abreviaturas, tabelas e figuras, aspectos éticos, recursos e outros assuntos.

REFERÊNCIA
SPECTOR, Nelson. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

PROJETO DE PESQUISA – A obra Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais, de Judith Bell, trata de assuntos como abordagens de pesquisa, planejamento do projeto, ética, leituras, bibliografia, revisão teórica, métodos de coletas de dados, evidencias documentais, questionários, entrevistas, observação, interpretação e preparação do relatório, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Veja mais: