sábado, 11 de outubro de 2014

ÁLVARO QUEIROZ, NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA



Foto: Josenildo Nil

GRUPO DE PESQUISA - Foi realizada na última sexta, dia 10 de outubro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva. Na ocasião ocorreu o debate acerca da obra A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana, do neurobiólogo chileno e criador da teoria da autopoiese e da biologia do conhecer, Humberto R. Maturana, e do filósofo e biólogo chileno que tratou sobre sistemas vivos e cognição, Francisco J. Varela (1946-2001).
Durante a reunião foi apresentada a proposta de realização de projeto de pesquisa sobre a temática da Relação entre a escola, o professor e aluno, tendo como universo os professores e alunos de uma escola pública d complexo educacional CEPA, de Maceió. Sendo aprovada a proposta, ficou definido apresentação do projeto e do instrumento de pesquisa na próxima reunião.
A professora Janne Eyre convidou os presentes a realização do lançamento do livro Páginas de Filosofia, do professor coordenador deste grupo, Álvaro Queiroz, que ocorrerá no próximo dia 14 de outubro, registrado mais abaixo neste mesmo post.
Em seguida, definiu-se a continuidade dos debates na próxima reunião que se realizará no dia 17 de outubro. Estiveram presentes além da professora coordenadora do grupo, o pós-graduando Weverky Farias e os graduandos Marcos Henrique, Darnley Tenório e Luiz Alberto Machado.

NOTÍCIAS

ÁLVARO QUEIROZ: PÁGINAS DE FILOSOFIA –Será lançado no próximo dia 14 de outubro, a partir das 19hs, na Livraria Leitura, localizada no Parque Shoping Maceió, no bairro de Cruz das Almas, Maceió, pelo selo da editora do IFAL, mais um livro do professor, filósofo, escritor e historiador Álvaro Queiroz: Páginas de filosofia. Trata-se de uma coletânea de textos usados em aula, ao longo de várias décadas de ensino de filosofia. O autor é alagoano, nascido em Maceió, graduado em História e pós-graduado em Ciências Humanas com ênfase em Geohistória e, também, é autor de outros dez livros e de diversos artigos científicos.

EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DE ALAGOAS – O livro Episódios da história de Alagoas, do professor Álvaro Queiroz, apresenta um panorama das Alagoas sobre os aspectos socioculturais, políticos e econômicos relacionados com a História Universal e do Brasil. Trata-se de um excelente texto elaborado sobre o estudo dos principais marcos históricos ocorridos na Terra de Caeté.

A IGREJA E OS SISTEMAS DE GOVERNO NA HISTÓRIA – O livro A igreja e os sistemas de governo na história, do professor Álvaro Queiroz, apresenta as relação entre a Igreja e a sociedade política (ou Estado) ao longo do tempo e nos mais variados locais, percorrendo, sinteticamente, mais de vinte séculos de história do Cristianismo. O autor expõe a evolução do processo histórico desde a Antiguidade, na época do Império Romano, quando a igreja passa da condição de perseguida à de aliada do Estado, adentrando pelo medievo e pela modernidade, até atingir os tempos contemporâneos, onde a religião cristã se depara com graves problemas e desafios, tais como as guerras regionais, a intolerância, o fundamentalismo, o preconceito, o desemprego, o aumento da miséria, a violência urbana, a falta de paradigmas, entre outros. A obra mostra também a práxis social da igreja em favor dos excluídos de todos os tempos: órfãos, viúvas, enfermos, desempregados, exilados, perseguidos, migrantes, mendigos e sofredores em geral sempre tiveram na Igreja de Cristo o seu porto seguro. Enfim, este livro toca na origem das instituições, como assistência pública e seguridade social, que hoje estão laicizadas e se tornaram a característica essencial – pelo menos teoricamente – de todo Estado civilizado, mas que nasceram e cresceram da inspiração cristã e viveram, ao longo dos séculos, sob a tutela da igreja. 

CLERO E POLÍTICA NAS ALAGOAS – O livro Clero e política nas Alagoas, do professor Álvaro Queiroz, traz o estudo do autor acerca do clero nas Alagoas, fundamentado numa leitura direta de documentos primários sobretudo através do Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Este ensaio mostra que o estado alagoano foi basicamente evangelizado nos mesmos moldes que marcaram indelevelmente a introdução do evangelho em outras regiões deste vasto continente. Traz a exposição de um clero político e sua ação – mesmo sacramental, litúrgica, devocional –  que sempre exerceu em cima de um pano de fundo de ordem política.

OUTRAS NOTÍCIAS

COLÓQUIO BRASILEIRO DE GESTALT – Está acontecendo até domingo, 12 de outubro de 2014, em Maceió, o Colóquio Brasileiro de Gestal: Fritz Perls entre o passado e o futuro – uma nova Gestalt. Veja mais detalhes aqui.

Veja mais do Grupo de Pesquisa Aqui.