quinta-feira, 2 de outubro de 2014

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA


PSICOLOGIA – O livro Psicologia: abordagens atuais, de William E. Glassman e Marilyn Hadad, trata de assuntos como comportamento, abordagens diferentes, origens, métodos para estudo do comportamento, abordagens biológicas, a natureza do sistema fisiológico, interações mente e corpo, base hereditária, behaviorismo, condicionamento clássico e operante, abordagem cognitiva, pensamento e ação, percepção e cognição, aprendizagem e memória, resolução de problemas, linguagem, abordagem psicodinâmica, psicanálise, motivação e mente, neofreudianos e não-freudianos, abordagem humanista, personalidade e pessoa, desenvolvimento, jornada de vida, gênero, comportamento social, pesquisa e estatística, entre outros temas.

REFERÊNCIA
GLASSMAN, William. HADAD, Marylin. Psicologia: abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA – O livro História da Psicologia: rumos e percursos, organizada por Ana Maria Jacó-Vilela, Arthur Arruda Leal Ferreira e Francisco Teixeira Portugal, aborda questões como o múltiplo surgimento da psicologia, cultura luso-brasileira, novos critérios de cientificidade no século XIX, dispersão de saberes e práticas no séc. XX, diálogo com o social, entre outros importantes assuntos.

REFERÊNCIA
JACÓ-VILELA, Ana; FERREIRA, Arthur; PORTUGAL, Francisco. História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro, Nau, 2007.

PSICOLOGIA E TRABALHO NA HISTÓRIA – O livro Psicologia e trabalho na história: da apropriação do tempo à busca da felicidade, de Aline Santos Laner, trata da organização social e tempo na Idade Média, concepção mediável do trabalho, civilização medieval cristã e a clássica muçulmana, o comercio e o tempo do mercador, concepções religiosas sobre o trabalho, humanismo e secularização do trabalho, felicidade e cidadania organizacional, trabalho, brasilidade e latinidade, entre outros temas.

REFERÊNCIA
LANER, Aline. Psicologia e trabalho na história: da apropriação do tempo à busca da felicidade. Ijuí: UniJuí, 2005.

PSICOLOGIA AMBIENTAL – O livro Psicologia Ambiental, de Norman W. Heimstra e Leslie H. Motarling, trata do ambiente construído, salas e moradias, edifícios e instituições, cidades, o ambiente natural e comportamento, fontes de ameaça, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
HEIMSTRA, Norman; MOTARLING, Leslie. Psicologia Ambiental. São Paulo: EPU/EdUsp, 1978.

PSICOLOGIA NO SÉCULO XX – O livro Psicologia do século XX, de Edna Heidbreder, aborda assuntos como sistemas de psicologia, função e significado, o funcionalismo, estruturalismo e Titchener, a psicologia de William James, o behaviorismo, psicologia dinâmica, gestalt, psicanálise e psicologias do século XX.

REFERÊNCIA
HEIDEBREDER, Edna. Psicologia do século XX. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

Veja mais aqui.