quarta-feira, 29 de outubro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA





GRUPO DE PESQUISA - Foi realizada na última sexta, dia 24 de outubro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva. Na reunião estiveram presentes a professora coordenadora Janne Eyre e os membros Danrley Tenorio, Marcos Henrique e Luiz Alberto Machado.

Na ocasião foram debatidas as possibilidades de realização de projetos de extensão, propostos pela professora coordenadora do grupo, ensejando a discussão de temas e propostas de ações para aprofundamento durante as reuniões. 


A AVENTURA DA LEITURA E DA ESCRITA ENTRE MESTRES DE ROLEPLAYNG GAME (RPG) – O livro A aventura da leitura e da escrita entre mestres do Roleplayng Game (RPG), de Andréa Pavão (Devir, 2000), foi apresentado pelo graduando Danrley Tenório como proposta para realização de projeto, uma vez que o mesmo vem desenvolvendo estudos na área, com o objetivo de observar a contribuição do RPG para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

NOTÍCIAS

ÁLVARO QUEIROZ: PÁGINAS DE FILOSOFIA – O recém lançado livro Páginas de filosofia, do professor, filósofo, escritor e historiador Álvaro Queiroz traz uma breve introdução ao saber filosófico, noções de lógica, alguns princípios de gnosiologia ou teoria do conhecimento, iniciação ao estudo de epistemologia ou filosofia da ciência, aspectos gerais de ontologia, principais concepções sobre o homem, tópicos de psicologia, fundamentos de ética ou filosofia moral, elementos de filosofia política e social e introdução à história da filosofia.

CONGRESSO DE PSICOLOGIA – Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Psicologia Unit com o tema A psicologia e suas abordagens técnico-científicas para o século XXI, a ser realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, nos auditórios da FITS, Maceió – AL. 

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA – Entre os dias 19 e 23 de novembro, acontecerá na Uninove, em São Paulo, o IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Na ocasião apresentaremos o pôster Contribuição do Teatro no Desenvolvimento da Linguagem Infantil: uma abordagem acerca da teoria de Vygotsky. Veja mais detalhes aqui.

IV ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ENCCULT – O IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas – Enccult, acontecerá nos próximos dias 25 a 29 de novembro, na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, numa realização da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e universidades parceiras como a Ufal e o Ifal. Na ocasião apresentaremos os trabalhos Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade e O procedimento do professor diante de conduta indisciplinada do aluno à luz da Psicologia Comportamental e Cognitiva. Veja detalhes aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

CENTRO ACADÊMICO PSICOLOGIA (CAPSI) – Será realizada nesta quarta feira, 29 de outubro, a primeira reunião do Centro Acadêmico de Psicologia do Cesmac (CAPSI) com o objetivo de realizar a Assembleia Geral para discussão com os alunos do curso sobre a proposta do Centro Acadêmico e organização da festa de posse da chapa eleita na última eleição. A festa de posse será realizada na próxima sexta, dia 31 de outubro, no Cesmac, sob a coordenação geral de Yuri Gabriel e Fabricio Carvalho.

CURSO DE EDCAÇÃO EM SEXUALIDADE – Iniciará a partir de 1º de novembro, o curso de Educação em Sexualidade, com carga horária de 50h e 1 aula mensal, abordando temas como educação e orientação sexual, sexualidade na adolescência, educação em sexualidade na escola, proposta para trabalhar sexualidade na escola, drogas e sexualidade e sexualidade dos portadores de necessidades especiais. Informações: Espaço Gente, fones (82) 3326.1996 ou 9321.8806.

CURSO DE LUDOTERAPIA – Iniciará no próximo dia 30 de outubro, o curso de Ludoterapia com conteúdo programático sobre família, comportamentos problemáticos na criança, aprendizagem, sexualidade infantil, orientação sexual e educação sexual, entre outros temas. Informações: Espaço Gente, fones (82) 3326.1996 ou 9321.8806.

DICAS DE LEITURA

NEUROCIÊNCIAS: DESVENDANDO O SISTEMA NERVOSO – O livro Neurociências: desvendando o sistema nervoso, de Mark F Bear, Barry W. Connors e Michacl A. Paradiso, aborda temas como introdução às Neurociônclas, neurônios, membrana neuronal em repouso, transmissão sináptica, sistemas de neurotransmissores, a estrutura do sistema nervoso, sistemas motor e sensorial, os sentidos químicos, o olho, o sistema visual central, os sistemas auditivo e vestibular, o sistema sensorial somático, controle espinhal do movimento, controle encefálico do movimento, o encéfalo e o comportamento, o controle químico do encéfalo e do comportamento, motivação, sexo e sistema nervoso, mecanismos da emoção no encéfalo, os ritmos do encéfalo, linguagem e atenção, transtornos mentais, sistemas de memória, mecanismos moleculares do aprendizado e da memórias, entre outros importantes temas.

REFERÊNCIAS
BEAR, Mark; CONNORS, Barry; PARADISO, Michael. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Veja mais do Grupo de Pesquisa Aqui.