segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PSICOLOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA


PSICOLOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA – Realizou-se na última quinta feira, dia 23 de outubro, a reunião do Grupo de Pesquisa Psicologia Social e Formação Humana, comandada pelo Professor Mestre Claudio Jorge Gomes de Morais, dando continuidade aos debates acerca do tema O Conceito de Saúde Mental, capitulo VII da obra Meu encontro com Marx e Freud, de Erich Fromm (Zahar, 1979). Na conversação foi feito um paralelo entre a doença mental e a saúde mental sob a ótica psicossocial.


REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – A reunião extraordinária que ocorreu na última quarta feira, dia 22, foi destinada para definição de projetos de extensão a serem realizados pelos componentes do grupo.


Ficou marcada para próxima reunião a leitura da obra Sobre o suicídio, de Karl Marx (Boitempo, 2006), para realização dos debates no dia 06 de novembro.

DICA DE LEITURA



O QUEIJO E OS VERMES – A obra O queijo e os vermes do historiador judeu-italiano, Carlo Guinzburg, publicado em 1976 com tradução de Maria Becinia Amoroso com posfácio de Renato Janine Ribeiro, relata o cotidiano e as ideias do moleiro Menocchio perseguido pela Inquisição, abordando desde a aldeia, o primeiro interrogatório, de Concordia a Porrogruaro, luteranos e anabatistas, os livros, o funeral de Nossa Senhora, o pai de Cristo, o dia do Juizo Final, Mandeville, pigmeus e canibais, queijos místicos e reais, o monopólio do saber, as palavras de Fioretto, entre outras interessantes narrativas.

Veja mais aqui.