domingo, 2 de novembro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA


GRUPO DE PESQUISA – Realizou-se na última sexta, dia 31 de outubro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva, logo após as festividades de posse das coordenadorias do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), na qual participaram a Profª Janne Eyre, Danrley Tenório, Marcos Henrique e Luiz Alberto Machado.


Após as festividades, deu-se início a reunião onde foram debatidos assuntos como a alteração do dia de reunião por sugestão da graduanda Danielle Nunes, decidindo-se a manutenção da data pelo exercício de 2014, ficando o debate para a primeira reunião ordinária de 2015, em conformidade com a distribuição das aulas naquele semestre. Em seguida foi sugerido o aprofundamento dos estudos acerca da temática da terceira idade, a cargo do graduando Marcos Henrique. Logo após, o pós-graduando Weverky Farias sugeriu pesquisas na área de Equoterapia, ficando para a próxima reunião do dia 7 de novembro.

NOTÍCIAS

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA – Entre os dias 19 e 23 de novembro, acontecerá na Uninove, em São Paulo, o IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Na ocasião apresentaremos o pôster Contribuição do Teatro no Desenvolvimento da Linguagem Infantil: uma abordagem acerca da teoria de Vygotsky. Veja mais detalhes aqui.

IV ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ENCCULT – O IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas – Enccult, acontecerá nos próximos dias 25 a 29 de novembro, na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, numa realização da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e universidades parceiras como a Ufal e o Ifal. Na ocasião apresentaremos os trabalhos Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade e O procedimento do professor diante de conduta indisciplinada do aluno à luz da Psicologia Comportamental e Cognitiva. Veja detalhes aqui.

DICAS DE LEITURA


NEUSOPSICOLOGIA HOJE O livro Neuropsicologia hoje, organizado por Vivian Maria Andrade, Flavia Heloisa dos Santos e Orlando F. A. Bueno, aborda acerca dos aspectos instrumentais e metodológicos da avaliação psicológica, bases estruturais do sistema nervoso, conceito de inteligência, atenção, neurobiologia da atenção visual, funções executivas, memória e amnésia, neurobiologia da linguagem, neuropsicologia do desenvolvimento, memória operacional e estratégias de memória, avaliação neuropsicológica infantil, reabilitação cognitiva pediátrica, epilepsia, avalia neuropsicológica em traumatismo craniencefálico, aspectos cognitivos da esclerose múltipla, modelo de reabilitação e atendimento interdisciplinar, Doença de Parkinson e seus aspectos neuropsicológicos, aspectos neuropsícológicos associados ao uso de cocaína, envelhecimento e memória, avaliação e reabilitação neuropsicológica no idoso e redução da assimetria hemisférica em adultos mais velhos sob a perspectiva do modelo Harold, entre outros temas.

REFERÊNCIA
ANDRADE, Vivian; SANTOS, Flavia; BUENO, Orlado (Orgs.). Neuropsicologia hoje. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Veja mais do Grupo de Pesquisa Aqui.