sábado, 8 de novembro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA


GRUPO DE PESQUISA – Realizou-se na última sexta, dia 07 de novembro, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva, comandado pela Profª Janne Eyre, tratando inicialmente de assuntos internos e administrativos, definição de viagens para apresentação de trabalhos no IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão e no IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas (Enccult), entre outros assuntos.


EQUOTERAPIA – O pós-graduando e participante do grupo, Weverky Farias fez explanação do seu trabalho desenvolvido na área de Equoterapia, sugerindo aprofundamento de estudos para realização de trabalhos de pesquisa com o objetivo de proporcionar maior difusão sobre o assunto para a sociedade. 


O CÉREBRO E A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – O graduando e participante do grupo Danrley Tenório informou o andamento das suas pesquisas sobre A importância do RPG para a aprendizagem, fez uma exposição de sua leitura efetuada a partir da obra O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas, de Daniel Goleman (Objetiva, 2012). Veja mais aqui.

GERONTODRAMA & TERCEIRA IDADE – Dando andamento nas pesquisas acerca dos Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade, o graduando e integrante do grupo, Marcos Henrique, informou que em parceria com a graduanda Daniella Nunes, estão aprofundando seus estudos atinentes à temática, voltando-se para a observância das propostas apresentadas no livro Gerontodrama, a velhice em cena: estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento na terceira idade, de Elisabeth Maria Sene Costa. Veja mais aqui e aqui.

NOTÍCIAS

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA – Entre os dias 19 e 23 de novembro, acontecerá na Uninove, em São Paulo, o IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Na ocasião apresentaremos o pôster Contribuição do Teatro no Desenvolvimento da Linguagem Infantil: uma abordagem acerca da teoria de Vygotsky. Veja mais detalhes aqui.

IV ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ENCCULT – O IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas – Enccult, acontecerá nos próximos dias 25 a 29 de novembro, na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, numa realização da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e universidades parceiras como a Ufal e o Ifal. Na ocasião apresentaremos os trabalhos Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade e O procedimento do professor diante de conduta indisciplinada do aluno à luz da Psicologia Comportamental e Cognitiva. Veja detalhes aqui.

DICAS DE LEITURA



HOLÍSTICA – O livro Introdução à visão holística, de Roberto Crema, trata de temas como cosmovisão, paradigma e crise, o paradigma cartesiano-newtoniano, o salto quântico da física moderna, física e mística, o ocidente e o oriente: uma estonteante convergência, o novo paradigma holístico, a concepção sistêmica, os mentores do pensamento moderno, o racionalismo científico e o império da objetividade, a abordagem Bootstrap e o universo holográfico, o chifre do unicórnio, as duas asas do pássaro, a holoepistemologia, a sistematologia de Lupasco, uma epistamologia do espanto, a nova transdisciplinariade, a Declaração de Veneza, a Carta de Brasília, entre outros assuntos.


O NOVO PARADIGMA HOLÍSTICO – O livro O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística, organizado por Dênis M. S. Brandão e Roberto Crema, aborda assuntos a nova ciência, a ciência simbólica: epistemologia e arquétipo, a abordagem holística, fundamentos proprioceptivos de conceitos da física tradicional e moderna, a matemática, a experiência da não-dualidade nas grandes tradições espirituais da humanidade, hinduísmo, budismo, sufismo, uma leitura holística da Bíblia e do Alcorão, sinergética e ioga, a tradição hesicaste espírito e método, a constituição planetária, a nova lógica, entre outros temas.

REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Dênis; CREMA, Roberto (Orgs). O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística, São Paulo: Summus, 1991.
COSTA, Elisabeth. Gerontrodama, a velhice em cena: estudos clínicos e psicodrama sobre o envelhecimento e a terceira idade. São Paulo: Ágora, 1998.
CREMA, Roberto. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. São Paulo: Summus, 1989.
GOLEMAN, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Veja mais do Grupo de Pesquisa Aqui.