sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A FILOSOFIA E PSICOLOGIA INTEGRAL DE KEN WILBER



PSICOLOGIA INTEGRAL – A meta de uma Psicologia Integral é levar em conta e abarcar todos os aspectos legítimos da consciência humana. Trata-se de um livro que apresenta um dos primeiros modelos realmente integrativos da consciência, da psicologia e da terapia, fundamentando-se em centenas de fontes orientais e ocidentais, antigas e modernas, para criar um modelo psicológico que inclui ondas e correntes de desenvolvimento, estados de consciência e do eu, e analisa o curso da cada um deles, desde o subconsciente, passando pelo auto-conhecimento e indo até o superconsciente. Psicologia Integral é o trabalho sobre psicologia mais ambicioso do autor que já passou a ser considerado como um marco no estudo do desenvolvimento humano.


UMA TEORIA DE TUDO – A obra Uma teoria de tudo é uma visão concisa e abrangente do pensamento revolucionário de Ken Wilber e da sua aplicação no mundo atual. Em linguagem clara, não técnica, o autor apresenta os modelos mais atuais que integram os domínios do corpo, da mente e da alma e do espírito, demonstrando como essas teorias podem ser aplicadas nos problemas do mundo real, nos campos da economia, da política, da medicina e da educação. Ele também apresenta práticas diárias que podem ser usadas pelos leitores a fim de aplicar essa visão integral no seu dia-a-dia.


O OLHO DO ESPÍRITO – A obra O olho do espírito aborda temas desde temas acerca da psicologia Integral, a antropologia integral e seus defeitos fatasioso, o psicológico e espiritual, acelerando a ascensão e a descida a Deus, onde exatamente está o fundamento, a clareza cristalina da persepção sempre presente, enfim, trata de como seria viver numa cultura verdadeiramente integral, uma cultura que aceitasse sem reservas a existência do corpo, da mente, da alma e do espírito, apresentando, por meio do modelo do espectro da consciência para renovar completamente a visão de campos do conhecimento tão importantes quanto a psicologia, a espiritualidade, a antropologia, os estudos culturais, a arte, a teoria literária, a ecologia, o feminismo e a transformação planetária. 


UNIÃO DA ALMA E DOS SENTIDOS – A obra União da alma e dos sentidos: integrando ciência e religião, o autor observa que no mundo moderno, não há nenhum tópico mais polêmico e atual do que a relação entre a ciência e a religião – a ciência forneceu os métodos para descobrir a verdade, enquanto a religião ainda é a maior força criadora de sentido. Todavia, ambas ainda são consideradas mutuamente excludentes, com consequências angustiantes para a humanidade. Este livro mostra como se pode começar a pensar na ciência e na religião de maneira a tornar possíveis sua reconciliação e unidade, de forma aceitável para ambas as partes. Nesta obra, o autor visa levar o leitor comum a um acordo mútuo entre o mundo subjetivo e espiritual da sabedoria antiga e o mundo objetivo e empírico do conhecimento moderno.


UM DEUS SOCIAL – Nesta obra o autor visa incorporar uma dimensão transpessoal à teoria sociológica, procurando criar uma estrutura de desenvolvimento através da qual os diversos níveis de interação social podem ser avaliados, e estabelecendo o âmbito de vários padrões epistemológicos - sensoriais, intelectuais e contemplativos - e os meios para analisá-los. Aborda o problema dos antecedentes no que diz respeito à religião, a hierarquia da organização, o individuo composto, alguns empregos da palavra crença, fé, experiência e adaptação, a sociologia da religião, o conhecimento e os interesses humanos, entre outros assuntos. 


O ESPECTRO DA CONSCIÊNCIA – Nessa obra o autor aborda os temas da evolução e da involução sob os pontos de vista dos dois modos de conhecer, a realidade como consciência, o tempo e a eternidade, o espaço e o infinito, a evolução do espectro, resenhando as tradições, a integração da sombra, o grande filtro, o homem como centauro, uma terra de ninguém e aquilo que é sempre já.


O PROJETO ATMAN – Na obra O projeto Atman: uma visão transpessoal do desenvolvimento humano, trata acerca do desenvolvimento da evolução como transcendência com o objetivo de alcançar Atman, que é a Consciência de Unidade Essencial é só Deus. O autro considera que todos os impulsos servem a este Impulso, todos os desejos dependem deste Desejo e todas as forças subordinadas a esta Força. E é a este movimento, em seu conjunto, que o autor denomina de projeto Atman, o impulso de Deus para Deus, de Buda para Buda, de Brahman para Brahman, impulso esse originado no psiquismo humano e cujos resultados vão do enlevado até o catastrófico.

KEN WILBER – O filósofo e pensador norte-americano Ken Wilber é o criador da Psicologia Integral e do Movimento Integral, que concentra as ideias básicas da integração de todas as áreas do conhecimento.

REFERÊNCIA
WILBER, Ken. Uma teoria de tudo. São Paulo: Cultrix, 2003
______. Psicologia integral. São Paulo: Cultrix, 2007.
______. O olho do espírito. São Paulo: Cultrix, 2001.
______. União da alma e dos sentidos: integrando ciência e religião. São Paulo: Cultrix, 2001.
______; Um deus social. São Paulo: Cultriz, 1987.
______. O Espectro da Consciência. São Paulo: Cultrix, 1990.
______. O Projeto Atman: uma visão transpessoal do desenvolvimento humano. São Paulo: Cultrix, 1999,

Veja mais aqui.