quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A OBRA DE TOMÁS DE AQUINO


O ENTE E A ESSÊNCIA – [...] deixamos claro como a essência se encontra concretizada nas substâncias e nos acidentes, e de que maneira se encontra nas subtâncias compostas e nas substâncias simples. Ficou claro também o modo como as assim chamada intenções lógicas se encontram neles todos. Excetua-se o ser primeiro, que reveste simplificidade infinita. N´Ele não cabe o conceito de gênero ou de espécie, tampouco pode Ele ser definido, em razão da sua simplicidade. Seja Ele a meta e ao remate desta nossa exposição. [...] Portanto, é necessário que todas as coisas, cujo ser é diferente de sua natureza, tenham seu ser através de outro. E porque tudo o que é por causa de outro se reduz àquilo que é per se, coo á causa primeira, por isso é necessário que exista alghuma coisa que seja causa do ser de todas as coisas, pelo fato de que esta seja somente ser. De outra maneira, prosseguiríamos nas causas até o infinito. Portanto, fica claro que as inteligências são forma e ser e que tenham o ser por um primeiro ser que é somente ser. E este ser é a causa primeira, que é Deus.

QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE – Esta obra trata sobre o questionamento acerca do que é a verdade, contratese de que pareceria que o verdadeiro não é a mesma coisa que ente, a verdade encontra-se primariamente na inteligência ou nas coisas, a verdade reside somente no intelecto sintetizante e analisante, haverá uma só verdade em virtude da qual todas as coisas são verdadeiras, haverá alguma outra verdade eterna além da verdade primeira, a verdade criada será imutável, a verdade se predica em Deus da essência ou das pessoas, todas as verdades derivam da verdade primeira, a verdade existirá nos sentidos, existirá alguma coisa falsa, existirá falsidade nos sentidos, existirá falsidade na inteligência.

SÚMULA CONTRA OS GENTIOS – A obra trata sobre o oficio do sábio, o plano do autor, a possibilidade de descobrir a verdade divina, é justo que as verdades divinas acessíveis à razão nos sejam propostas como objetos de fé, é jisto que as verdades inacessíveis à razão sejam propostas aos homens como objetos de fé, não constitui leviandade dar assentimento ás coisas da fé mesmo quando ultrapassam a nossa razão, as verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã, comportamento da razão humana em face da verdade da fé, plano e método da obra.

COMPÊNDIO DE TEOLOGIA – A obra trata acerca da salvação humana que consiste no conhecimento da verdade, a fé, Deus uno e trino e as coisas por ele criadas, Deus existe, é imóvel, é eterno, existe necessariamente por si mesmo, existe sempre, em Deus não há sucessão temporal, é simples, é sua própria essência, coincide com o seu ser, não constitui uma espécie enquadrada em um gênero, é impossível que Deus seja um gênero de alguma coisa, Deus não constitui uma espécie predicável de uma pluralidade de indivíduos, é necessariamente uno, é impossível que Deus seja corpo, que seja uma forma do corpo ou uma força no corpo, é infinito na sua essência, é infinito em seu poder, o ser infinito não implica imperfeição em Deus, possui em grau eminente toda perfeição encontrável nas coisas, todas as perfeições constituem uma só coisa, não há acidente algum, a multiciplicidade de nomes atribuídos não contradiz a sua simplicidade, embora diversos os nomes atribuídos não são sinônimos, pelas definições dos próprios nomes não é possível definir o que existe em Deus, os nomes atribuídos e as outras coisas não revestem sentido inteiramente unívoco nem equivoco, é necessariamente dotado de inteligência e a intelecção não é potencia nem hábito mas ato, não compreende através de elementos intermediários mas através da sua própria essência, é sua própria intelecção, é necessariamente dotado de vontade, a vontade de Deus coincide com a sua inteligênciam entre outros assuntos.

SUMA TEOLÓGICA - A obra aborda sobre temas como dos nomes divinos, se os nomes se predicam primeiro das criaturas que de Deus, se a denominação aquele que é é por execelencia o nome próprio de Deus, da verdade, se a verdade e o bem se convertem, se o bem é racionalmente anterior à verdade, se Deus é a verdade, da falsidade, da unidade e da pluralidade em Deus, entre outros assuntos.

TOMÁS DE AQUINO – O escritor, filosofo e teólogo italiano Tomás de Aquino (1225-1274), foi um frade da Ordem dos Pregadores italianos e autor de obras que tiveram forte influencia na teologia e na filosofia.

REFERÊNCIA
AQUINO, Tomás. Obras selecionadas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Veja mais aqui.