domingo, 10 de novembro de 2013

PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA


UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS – A obra Um discurso sobre as ciências, de Boaventura de Souza Santos, trata sobre o paradigma dominante e emergente, conhecimento e autoconhecimento, conhecimento científico-natural e conhecimento científico-social, conhecimento local e total, conhecimento científico e censo comum.

REFERÊNCIA:
SANTOS, Boaventura. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL – A obra Métodos e técnicas de pesquisa social, de Antonio Carlos Gil, aborda temas como a natureza e os métodos das ciências sociais, a pesquisa social, a formulação do problema, a construção de hipóteses, o delineamento da pesquisa, a operacionalização das variáveis, a amostragem, a observação, a entrevista, questionário, as escalas sociais, os testes, a utilização dos documentos, a análise e a interpretação, o relatório de pesquisa, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.

PESQUISA EM HISTÓRIA – A obra A pesquisa em história, de Maria do Pilar de Araujo Vieira, Maria do Rosário da Cunha Peixoto e Yara Maria Aun Khoury, versa sobre o documento, atos e testemunhos da história, os passos da pesquisa, a orientação e as diferentes experiências caminhas, escolha e definição do tema, investigação como resposta às inquietações acadêmicas, delimitação progressiva do tema, problematização, formulação da hipótese, teoria e prática, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
VIEIRA, Maria do Pilar; PEIXOTO, Maria do Rosário; KHOURY, Yara. Pesquisa em histórica. São Paulo: Ática, 1998.

UMA INTRODUÇÃO Á PESQUISA QUANTITATIVA EM ENSINO – O livro Uma introdução à pesquisa quantitativa em ensino, de Marco Antonio Moreira e Paulo Ricardo Silva Rosa, trata a respeito da pesquisa em ensino, fenômenos, eventos, questões básicas, domínio metodológico e conceitual, construindo um experimento e estratégias gerais de pesquisa, empíricas e não empíricas, fases, hipóteses, validade interna, efeitos de regressão estatística, variáveis, construção de instrumentos de medida para pesquisa, questionários, testes objetivos, entrevistas, revisão da literatura, fidedignidade e validade de instrumentos de medida, analise de variância e fatorial, testes estatísticos não-parametricos, análise de dados, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
MOREIRA, Marco Antonio; ROSA, Paulo Ricardo. Uma introdução à pesquisa quantitativa em ensino. Campo Grande: UFMS, 2008.

REDAÇÃO CIENTÍFICA – O livro Redação científica – a pratica de fichamentos, resumos, resenhas, de João Bosco Medeiros, trata de como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, a pesquisa científica, a qualidade das fontes de pesquisa, pratica e estratégia de leitura, fichamento, resumo, resenha, paráfrase e citações diretas e indiretas, como elaborar referencias bibliográficas, publicações científicas, apresentação gráfica, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica – a pratica de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2007.

MANUAL DA MONOGRAFIA JURÍDICA – O livro Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma dissertação, uma tese, de Luiz Antonio Rizzatto Nunes, trata acerca da monografia no curso de graduação, a opção didática e a imposição do MEC, a escolha do tema, o tipo de monografia, leitura e fichamento dos textos, redação, a defesa do trabalho perante a banca, a dissertação de mestrado e  tese de doutorado, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
NUNES, Luiz Antonio. Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma dissertação, uma tese. São Paulo: Saraiva, 1997.

MANUAL PARA NORMALIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES TÉCNICO CIENTÍFICAS – A obra Manual para normalização de publicações técnico-científicas, de Junia Lessa França, trata a respeito das recomendações para publicações específicas, livros, trabalhos acadêmicos, monografias, dissertações, teses e memórias, estrutura, relatórios técnico-científicos, publicações periódicas, artigos, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA:
FRANÇA, Junia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: EdUGMG, 2003.

MONOGRAFIA COMO FAZER – A obra Monografia como fazer, de Maracy Kerscher e Silvio Ari Kerscher, aborda a teoria do conhecimento, metodologia científica, ciência no ensino superior brasileiro, o processo de elaboração da monografia, os parâmetros para diagramação da monografia, entre outros importantes assuntos a respeito.

REFERÊNCIA:
KERSCHER, Maracy; KERSCHER, Silvio. Monografia como fazer. Rio de Janeiro: Thex, 1999.

MONOGRAFIA PASSO A PASSO – A obra Monografia passo a passo, de Maria Cristina Traidl e Reinaldo Dias, trata a respeito da redação técnica de trabalhos acadêmicos, pesquisa, metodologia, referências bibliográficas, normas, padronização de documentos, a estrutura da monografia e aspectos gerais da apresentação, entre outros temas.

REFERÊNCIA:
TRAIDL, Maria Cristina; DIAS, Reinaldo. Monografia passo a passo. Campinas/SP: Alinea, 1998.

METODOLOGIA PARA TRABALHOS ACADÊMICOS – O livro Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica, de Vera Lucia Paracampos Pataco, Magda Maria Ventura e Érica dos Santos Resende, trata de temas como tipos, características e estrutura dos trabalhos acadêmicos, fichamento, resumo, resenha, artigo científico, projeto de pesquisa, trabalho monográfico, dissertação, tese, normas para apresentação gráfica e outros importantes temas.

REFERÊNCIA:
PATACO, Vera; VENTURA, Magda; RESENDE, Érica. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Veja mais Pesquisa.

PS: Todo dia é dia de presentear a quem se ama. Então, nesse final de ano dê de presente a pessoa amada o livro Crônica de amor por ela. Detalhes aqui.