sábado, 13 de dezembro de 2014

NEUROFILOSOFIA & NEUROCIÊNCIA COGNITIVA




GRUPO DE PESQUISA – Realizou-se na última sexta, dia 12 de dezemrbo, mais uma reunião do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva, comandada pelos professores Álvaro Queiroz e Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento.

No primeiro momento, deu-se a saudação de recepção da graduanda Elaine Santos Brandão como a mais nova integrante do grupo. Ela está desenvolvendo estudos na área temática que envolve Mito, Sexualidade e Psicanálise.

Em seguida, o professor Álvaro Queiroz abriu a discussão sobre a bibliografia de estudos durante as férias, com vistas à realização e apresentação de estudos acerca de obras fundamentais para embasamento teórico do grupo. E, de início, o próprio professor Álvaro definiu a realização dos seus estudos acerca das obras Crítica da razão pura, do filósofo prussiano Immanuel Kant (1724-1804), e do Ensaio acerca do entendimento humano, de filósofo empirista inglês e ideólogo do liberalismo, John Locke (1632-1704). Veja mais aqui e aqui.

Logo agós ficou definido que o pós-graduando e tesoureiro do grupo Weverky Farias, em parceria com a professora Jane Eyre, desenvolverão estudos acerca da obra O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano, do médico neurologista e neurocientista português Antonio Rosa Damásio, com leitura da obra Discurso do Método, do filósofo, físico e matemático francês René Descartes (1596-1650). Veja detalhes aqui, aqui e aqui.

O graduando Maurício Gomes ficou com a realização de estudo das obras Metafísica e Órganon, do filósofo grego Aristóteles. Veja mais aqui e aqui.

A graduanda Danielle Nunes escolheu a obra As paixões da alma, do filósofo, físico e matemático francês René Descartes (1596-1650). Veja mais aqui e aqui.

O graduando Danrley Tenório optou pela obra Como a mente funciona, do neurolinguista e psicólogo Steven Pinker. Veja mais aqui e aqui.

O graduando Jalison Feijó, em conjunto com as colegas Franciele Gusmão e Juliane Miranda de França, ficou com os estudos sobre a obra O instinto da linguagem, do neurolinguista e psicólogo Steven Pinker. Veja mais aqui e aqui.

A recém-chegada graduanda Elaine Santos Brandão recebeu a incumbência da leitura básica A árvore conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana, do neurobiólogo chileno Humberto R. Maturana e do filósofo e biólogo chileno Francisco J. Varela (1946-2001), como também escolheu a obra De anima, do filósofo grego Aristóteles. Veja mais aqui e aqui.

Por fim, ficou a cargo de Luiz Alberto Machado os estudos sobre as obras O mistério da consciência, do médico neurologista e neurocientista português Antonio Rosa Damásio, e A ilusão da alma: biografia de uma ideia fixa, do economista e psicanalista brasileiro, Eduardo Giannetti. Confira também aqui e aqui.

AGENDA DE EVENTOS 2015



Nessa reunião também foi apresentada uma agenda de eventos que acontecerão durante o ano vindouro, destacando-se, principalmente, aqueles que se realizarão no primeiro semestre de 2015, com vistas a participação de trabalhos dos membros do grupo. Eis alguns eventos já agendados:

X Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC) que se realizará entre os dias 15 e 18 de abril de 2015, em Porto de Galinhas (PE), com inscrições abertas até 19 de janeiro de 2015.

IX Congresso Norte/Nordeste de Psicologia que acontecerá entre os dias 13 e 16 de maio de 2015, em Salvador (BA), com abertura das inscrições de trabalhos prevista para fevereiro de 2015.

XXXIX Reunião da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, com abertura de inscrições para o evento, prevista para o mês março de2015.

IX Congresso Mundial da International Brain Research OrganizationBringing Neuroscience to the World (IBRO 2015), com abertura das inscrições previstas para março de 2015, e realização ente 7 e 11 de julho, no Rio de Janeiro.

X Congresso de Neurociências e Educação Especial, com abertura das inscrições previstas para o mês de março de 2015.

VI Congresso Internacional de Educação, que se realizará entre os dias 06 e 09 de maio, em Santa Maria (RS), com inscrições abertas até 13 de abril de 2015.

45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia que acontecerá entre os dias 27 a 30 de outubro de 2015, em Belo Horizonte (MG), com abertura das inscrições previstas para o mês de maio de 2015.

IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas e XVIII Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica – Criança 2015 - que acontecerão entre os dias 30 de maio e 03 de junho de 2015, em Curitiba (PR), com inscrições abertas até 31 de março de 2015.

PRÓXIMA REUNIÃO DO GRUPO

Com encerramento da reunião realizou-se a confraternização do grupo, ocasião na qual ficou definida a próxima reunião para o dia 09 de janeiro de 2015. 


REFERÊNCIAS
ARISTÓTELES. Metafísica. Bauru/SP: EDIPRO, 2006.
_____. Órganon. Bauru/SP: EDIPRO, 2010.
_____. De anima. São Paulo: Ed. 34, 2007.
DAMÁSIO, Antonio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Schwarcz, 1998.
______ O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
______. As paixões da alma. São Paulo: DPL, 2004.
GIANNETTI, Eduardo. A ilusão da alma: biografia de uma ideia fixa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
PINKER, Steven. Como a mente funciona. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Veja mais do Grupo de Pesquisa aqui.